Leitura: O despertar das sombras - Anexos
- Gabriel Chico
- 23 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Autor: Gabriel Augusto
Publicação: Outubro de 2015
Tema central: Vampiros, família, amor e suspense
Páginas: 117
Anexos
Antes de explicar os nomes dos personagens do livro, precisamos entender da onde veio e como surgiu a origem dos vampiros e tudo teve início aproximadamente no século XVIII.
O sangue sempre foi uma parte importante dos grandes folclores em todas as regiões. Como citado anteriormente o vampirismo surgiu no século XVIII, no entanto especulações de seres que se alimentam de sangue é muita mais antigo, naquela época eram chamados de demônios ou espíritos. Na mitologia Persa e Babilônica, demônios sensuais e noturnos percorriam noite a dentro atrás de sangue fresco para recuperar suas energias.
Os vampiros estão dentro de várias crenças e culturas, chegando aos Astecas e indo até a Grécia antiga. Com nomes diferentes para cada lugar Vampir (Alemão), Vampire (Frances), Strigoi (Grécia), Balcãs (Europa Ocidental) e assim por diante. Em seus primórdios não existia a concepção “doenças” e sem a tecnologia, as pessoas daquela remota época não poderia entender o corpo humano e suas perplexidades, sendo assim boatos, historias e rumores sobre seres sobrenaturais que sugavam energia vital começaram a surgir.
Algumas doenças do século XVIII tinha um “certo” sintoma de vampirismo como a Catalepsia, uma doença que a pessoa ficava consciente, porém em um estado imóvel quase em óbito, ficando assim por um bom tempo, e quando recobravam o estado normal eram consideradas mortos-vivos. Porfiria era um enfermo hereditário que tinha como sintoma palidez, sensibilidade a luz e pele esticada na parte dos lábios. E por último a raiva, onde era transmitida por um animal na maioria das vezes morcego, por isso a ideia de uma pessoa poder se transforma em um.
Mas, nenhuma obra foi tão influente como o romance Drácula de Bram Stoker (1897), em sua visão de um ser sexual e sanguinário mobilizou a Europa Vitoriana. Os aspectos da obra fundiram-se com as tradições populares induzindo na evolução do vampiro na era moderna, o vampiro que conhecemos até hoje.
Acompanhe o livro:
Capítulo 02
Capítulo 03
Capítulo 04
Capítulo 05
Capítulo 06
Capítulo 07
Capítulo 08
Capítulo 09
Capítulo 10
Capítulo 11
Capítulo 12
Capítulo 13
Capítulo 14
Capítulo 15
Capítulo 16
Capítulo 17
Capítulo 18
Capítulo 19
Capítulo 20
Epílogo
Anexos
Origem dos personagens
Baixe o texto em pdf: clique aqui.
Comments